11 dezembro 2009

Multa mais cara que o próprio Imposto Único de Circulação

Não deixa de ser fantástico o simples facto de uma "visita" a uma delegação das finanças ser sempre uma, surpresa.
Nunca sabemos se irá ser uma boa ou má surpresa mas, o que é facto é que é sempre uma surpresa e por norma uma má surpresa...
Num destes dias, quando falava com alguém sobre as inspecções automóveis e afins, dei por isso que não tinha pago ainda o imposto de circulação automóvel ou como agora o chamam, Imposto Único de Circulação, referente ao corrente ano.
Ou seja, o imposto que deveria ter sido pago até dia 30 de Novembro, não estava pago. Já neste mês de Dezembro, assim que me lembrei de tal coisa, fui a correr pagar ao "senhor" o dito imposto.
Pela primeira vez na minha vida, cheguei à delegação das finanças de Angra do Heroísmo e nem tive de esperar. Coisa difícil de acontecer... Por momentos cheguei a pensar que estava encerrado para balanço.
Dirigi-me ao balcão dos pagamentos e como faço em todos os sítios a que me dirijo, dou sempre bom dia ou boa tarde, mesmo estando o dia bom ou não. Não obtive resposta, pois para aquele senhor que costuma estar lá sentado, não há um dia que seja bom no ano, pois não só não retribuiu o bom dia ou boa tarde, como é dono de uma arrogância incrível!
Mas indo ao que interessa, o dito Imposto Único de Circulação...
Apresentei a "folhinha" do ano passado para que o "excelentíssimo" senhor funcionário que é pago com o meu, o seu e o dinheiro dos demais contribuintes, visse os dados.
E viu... Viu tão bem os dados que deu logo por isso que estava atrasado no dito pagamento, fazendo observação a isso mesmo.
"Vai ter de pagar multa..." disse-me o senhor com aquele ar de quem acorda atrasado para ir trabalhar numa segunda-feira, chega ao carro tem uma multa no pára-brisas, e ainda descobre que tem os quatro pneus furados.
Eu disse que compreendia a situação, pois como qualquer português, para além de deixar as coisas para a última hora, às vezes (na maioria dos casos) acabo por me esquecer.
Ora bem, o dito Imposto Único de Circulação é de 14,50 euros, e o valor da multa é de 15,00 euros. Isto deu a módica quantia de 29,50 euros.
Com tudo isto não quero dizer que sou contra às multa, pois não sou. Sou sim contra aos abusos e à arrogância das pessoas...
Mas o que esperar deste país?
Se calhar esperar que mandem o imposto para casa por carta, com o código de multibanco para eu me dirigir a uma caixa e pagar?
Não. Isso seria facilitar demais a vida dos cidadãos, até porque já foi assim, mas como em tudo neste país, o que é bom altera-se, o que é mau deixa-se ficar pois já todos sabemos que está mal mas, poderia ficar pior!

1 comentário:

  1. È MESMO À FINANÇAS DE ANGRA,(O ATENDIMENTO),POR ISSO FAÇO TUDO NA INTERNET, NEM PONHO LÁ OS PÉS!!

    ResponderEliminar